outubro 29, 2007
A contribuição da bateria de jazz para o aumento da taxa de desemprego!




Pois bem, numa atitude descontraída e muito informal, quero lançar uma ideia para que todos pensem que nem sempre foi assim como é hoje...
Estávamos no início do século XX e o jazz estava em franca aparição e desenvolvimento. Na secção percussiva dos então agrupamentos que surgiam, haviam (regra geral) um executante de bombo, outro de tarola (caixa) e um outro de pratos; tal como se viam nas bandas militares.
Bem, saltando por cima de uns factos que iriam complementar este relato de forma exemplar, a verdade é que de 3 executantes da secção de percussão, com passar do tempo, apenas 1 ficou a fazer o trabalho todo.
Bastaram duas invenções fantásticas e zás! Primeiro é inventado o pedal de bombo e pronto - executante de bombo despedido! Depois mais tarde é inventado o pedal de pratos-de-choque e acabou-se a presença do executante de pratos!
Com isto os agrupamentos de jazz ficaram a fazer conta com apenas um músico que sozinho tocava, bombo, tarola e pratos. Com a invenção destas duas peças de hardware ficou oficialmente criada a versão base daquela que ainda hoje é a bateria (de jazz).
Na foto que anexei (bateria de ROY C. KNAPP) vê-se um exemplo daquela que foi a primeira versão do pedal de pratos-de-choque, dando origem mais tarde à versão que conhecemos hoje.
E pronto!

Telmo Marques
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